domingo, 16 de maio de 2010

Cocktail dress


Símbolo de elegância para festas informais, os cocktail dresses continuam com força total no inverno!
A história do vestido coquetel começou na década de 20, juntamente com o coquetel, uma invenção norte-americana. Até esta época, antes do jantar as mulheres usavam os chamados vestdidos de chá, um pouco mais soltos, que permitiam afrouxar os espartilhos. Os cocktail dresses, como são chamados, se consagraram de vez ao aparecerem no filme “Bonequinha de Luxo”, vestindo a protagonista interpretada por Audrey Hepburn.

Os vestidos coquetel, em geral, são feitos em cetim, seda, veludo, lã e outros tecidos luxuosos e refinados. Geralmente o comprimento fica na altura dos joelhos, o que mudou um pouco na temporada de outono inverno 2010, já que os curtos invadiram as coleções.
Este tipo de vestido já vem invadindo as passarelas há algumas temporadas, e permanece nos meses mais frios do ano. As modelagens são as mais diversas, daquelas que delineiam as curvas do corpo feminino àquelas ajustadas no busto com saias um pouco mais amplas e soltas e ainda outras, mais retas.


Entre os decotes preferidos da estação estão os de um ombro só, os tomara-que-caia, os transpassados e os em V. Os modelos mais retos ou ajustados com mangas longas prometem fazer sucesso na temporada de outono inverno 2010, bem como os ombros destacados e as cinturas marcadas. Em geral, os vestidos coquetel se mantêm em comprimentos próximos aos joelhos, mas nesta temporada podem chegar um pouco mais curtos para quem tem as pernas em dia.

Entre os detalhes que são apostas da estação estão os drapeados em mangas, saias e peças inteiras, aplicações, bordados refinados e discretos, combinação de texturas, entre outros. Os vestidos aparecem confeccionados em materiais opacos e brilhantes, por vezes até mesmo de superfície metalizada. As rendas entram em algumas composições, e os paetês continuam fortes na temporada. Modelos estruturados dividem espaço com outros mais leves e fluidos.

Na cartela de cores, grande parte das marcas optou por tons mais sóbrios e escuros. Aparecem nuances de azul, roxo, vermelhos mais fechados, cinzas, entre outros. O branco, o nude e matizes metalizadas, como dourados e acobreados, também estão presentes em algumas coleções. No entanto, no inverno 2010 quem reina soberano de fato é o preto, seja ele opaco ou com brilho. As estampas contemplam alguns modelos, sempre em combinações discretas de cor.


Dos clássicos aos mais modernos, o inverno 2010 tem vestidos coquetel para todos os gostos, afinal, as tendências de moda estão cada vez mais dissipadas, deixando as marcas optarem por elementos que agradem ao seu público específico. Independente das tendências e modelos, o cocktail dress é um símbolo de elegância informal e atemporal; o espartilho se foi, e as revoluções femininas aconteceram, mas ele permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário